Os Falangeiros de Ogum

Os Falangeiros de Ogum

Por Macumbox      12/04/2021 15:07:45    
Você macumbeiro já dever ter ouvido falar sobre os Falangeiros de Ogum, certo? Algumas pessoas os chamam de Caboclos de Ogum, de forma equivocada.
Bom, para você já ouviu falar mas não entendeu muito bem o que são e qual sua atuação, vamos lá:
  1. Os Falangeiros de Ogum são os famosos Oguns Megê, Ogum Naruê, Ogum da Lua, Ogum Rompe-Mato, Ogum 7 Ondas, Ogum Beira-Mar, entre outros.
  2. São categorizados como Orixás Intermediários, suas manifestações são muito diferentes dos Orixás que vemos nos terreiros dos tradicionais candomblés.
  3. Suas manifestações também tem formas diversificadas, muitos não fala ou optam por não falar. Acabam emitindo um som ou uma palavra bem pontual, com certa dificuldade.
  4. Eles são chamados nas giras para trazer seu Axé e também em homenagens ao Orixá Maior, no caso Ogum. Trabalham nos diversos campos de atuação de Ogum e nos entrecruzamentos com os outros Orixás: Descarregos, Demandas, Campos mais densos e afins.
  5. Eles NÃO são caboclos, pois apesar de poderem beber, fumar e afins, não dão consultas faladas, se resumindo a passes energéticos.
     
Alguns dos nomes que se manifestam nos terreiros são:
  • Ogum Megê: Atuam nos campos santos ou cemitérios, organizando os mesmos e impedindo que entidades trevosas façam uso das energias do campo santo.
  • Ogum Naruê: Atuam muito próximos as linhas de Quimbanda, principalmente com os Gangas, espíritos extremamente violentos. Sua missão é ordená-los e submetê-los a sua Lei.
  • Ogum Rompe-Mato: Atua nos campos e nas matas, tem a função de trazer o conhecimento cruzado de Oxóssi e Ogum, os irmãos de caça.
  • Ogum Beira-Mar: Ogum Beira-Mar é o grande chefe dos falangeiros, todos prestam reverência a esse general de Umbanda. Atua nos campos entre o Mar e a Água, simbolizando a transmigração do campo espiritual para o campo material.
  • Ogum 7 Ondas: Serventia de Ogum Beira-Mar atua na vibração de Iemanjá impedindo a desordem nos campos marinhos. Ainda há outro que se confunde com suas forças que é o próprio Ogum Marinho, porém 7 Ondas atua na superfície do mar e o Marinho em suas profundezas.
  • Ogum da Lua: Ogum que é serventia de Ogum Matinata, representa o cair da noite e a iluminação nos momentos de penumbra. Grande mandingueiro e conhecedor dos caminhos ocultos do inconsciente.
Ainda existem diversos outros falangeiros que atuam nos mais diversos campos!
Ogunhê!
 

Categorias

2020 Copy - Macumbox - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas